A Nova Geração

Basta ver o brasão da Radiologia para verificar que 1985 foi uma data importante para radiologia brasileira. De fato, foi nesse ano que a foi feita a lei que regulamenta a profissão. Antes disso as pessoas aprendiam simplesmente a executar exames, criar imagens de acordo com o pedido medico.

No hospital eram escolhidos alguns que quisessem aprender a fazer as imagens e os médicos o ensinavam como queriam que ficassem os resultados. Esses profissionais não sabiam de proteção radiológica e quando os cursos começaram a surgir, não é raro ouvir dos antigos que eles foram a lugares distantes para fazer o curso que também não era nem perto dos cursos técnicos de hoje.

Esses profissionais hoje já em sua maioria próximos de sua aposentadoria, formaram as próximas gerações, que obviamente vieram melhores e aprenderam com os antigos seus vícios de trabalho. Há alguns anos, o mercado da Radiologia passou a ser mais explorado pelos estudantes, e a chegada dos Cursos Tecnológicos também engrandeceram a profissão.

Porém, nada disso foi visto com bons olhos pelos antigos profissionais que por sua vez relutaram até mesmo para aceitar os novos equipamentos digitais. Também não trataram bem os Tecnólogos, que tiveram até mesmo sua existência combatida e discutida por muitos. Isso por conta de boatos que diziam que a ideia era acabar com o técnico e habilitar os antigos. Por isso os antigos temeram ter que voltar a uma sala de aula próximo ao seu tempo de aposentadoria, entre outras situações políticas.

Por sua vez, muitos poderão se decepcionar com o mercado de trabalho quando se depararem com médicos que dizem que o Técnico ou Tecnólogo em radiologia são “um mal necessário”, frase amplamente dita por médicos que não enxergam com bons olhos o setor de diagnóstico por imagem.

Agora, isso acontece justamente por conta da má conduta dos antigos profissionais da radiologia. Tenho por eles o maior respeito, e sei de sua importância, porém convivi mais de 15 anos com um e poderia relatar aqui milhões de atitudes de má postura, muito comuns que se tinha nos hospitais, poderia dizer outros milhões de erros quanto a segurança do próprio Radiologista e de pacientes. Isso para não falar que nas chamadas Rotinas de leito, vejo claramente como esses profissionais eram um vetor de infecção hospitalar. E até o convívio com eles chega a ser complicado, pois eles não tem o interesse em se adaptar a absolutamente nada de novo e muito se vê a repetição da frase: “trabalho assim a vida toda, vai me dizer agora que esta errado e tem que ser feito de outra forma?!”. Bom, não dá para discutir!
O fato é que a nova geração, ou seja, provavelmente você que está lendo esse artigo, estagiará com os antigos ou com gerações formadas com vícios dos primeiros. Provavelmente sentirá resistências e pode ser que tenha até alguns ataques ou mesmo guerra de egos ao tentar lhe ensinar, técnicos ensinando errado por maldade e todo tipo de atitudes erradas. Agora, se você pretende ser Técnico ou Tecnólogo em Radiologia, faça sempre o que é certo mesmo que te ensinem a fazer coisas erradas. Ninguém, em profissão alguma poderá lhe condenar por fazer o que é certo. Sempre, seu bom serviço será observado, só depende de nós mudar a má imagem que os antigos médicos tem dos profissionais da Radiologia. Hoje os profissionais da medicina sabem que os novos têm outra mentalidade e conhecimentos, a cara esta mudando e a aceitação também.

No mercado de trabalho, o que se compra e o que se vende é o conhecimento e a habilidade de aplicação dos conhecimentos de um profissional. Por isso, saiba que em qualquer área da radiologia que se pretenda atuar, esse é um mercado cientifico, e o seu conhecimento e aprimoramento devem ser constantes.
Um dos meus instrutores dizia: “Aqui não se faz exame, aqui se faz CIÊNCIA!”, tenha isso em mente, pois a Radiologia é a única profissão que consigo pensar rapidamente que se deve ter conhecimentos de anatomia, biologia, física, física de radiações... Se você ama ciências, seja bem vindo, está no lugar certo, mas se você se assustou com essas ultimas frases, fique calmo... Venha conhecer primeiro o UNIVERSO RADIOLÓGICO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário