Brasão e Símbolos Radiológicos

Devido aos vários pedidos das instituições de ensino de curso superior em tecnólogo e dos cursos técnicos em Radiologia, o Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia (CONTER), em plenária realizada no dia oito de outubro de 2004, encaminhou duas resoluções relacionadas ao símbolo oficial dos profissionais das técnicas radiológicas e à criação e normatização da bandeira oficial do sistema CONTER/CRTR’s.
Uma enquête foi feita no site do CRTR-RJ e também foi matéria da revista Radiação para decidir qual seria o símbolo escolhido pelos profissionais da Radiologia. De acordo com a votação no site do CRTR-RJ, fora escolhido pela maioria de votos o segundo símbolo aqui mostrado. O símbolo vencedor desde então passou a ser a heraldica da categoria e agora se encontra até mesmo na bandeira oficial do sistema CONTER/CRTR-RJ.

De acordo com ofício enviado ao CRTR-RJ, o Conter instituiu: a representação heráldica, o juramento, a cor da faixa da beca, a pedra, o anel de grau dos profissionais da área e a bandeira.

A Resolução CONTER Nº 6 DE 2005 aprova o regulamento sobre o Símbolo Oficial dos Profissionais das Técnicas Radiológicas.
 
O BRASÃO E SEUS ELEMENTOS:
A) TRIFÓLIO - Representa o símbolo internacional indicativo da presença de radiação ionizante, com a qual labutam os profissionais das técnicas radiológicas.
B) BASTÃO - Representa o poder de quem tem a formação profissional e conhecimento técnico e científico das aplicações das técnicas radiológicas.

 
C) SERPENTE - Representa a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia.

 
D) ÁTOMO - Aqui apresentado em sua forma espacial, representado a energia, em todas as suas formas, simbolizando a aplicação da mesma em outras áreas nas quais atuam o profissional Tecnólogo e Técnico em Radiologia.
 

E) ENGRENAGEM - Simboliza as áreas industriais, cuja atuação cabe também ao profissional das técnicas radiológicas.

F) ANO DE 1985 - Representando o ano em que foi regulamentada a profissão (Lei nº 7394/85).
 
DOS ANÉIS DE FORMATURA:

Anel Masculino      Anel Feminino

Pedra do Anel de Grau:
O TOPÁZIO AMARELO é uma pedra preciosa que significa prosperidade, sabedoria. Supera traumas e alivia cansaço mental. Ativa o intelecto, a comunicação, a concentração, a disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo.

Faixa da beca: A cor da faixa que deverá ser utilizada é a verde.
Esta cor representa a inclusão na Ciência da Saúde e Ciências Biológicas. Esta terminologia foi adotada pelo Censo Educacional do MEC. A faixa de cor verde é adotada por todas as profissões da área de saúde que de acordo com as normas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) é considerada a área do saber. O verde simboliza saúde, perseverança, naturalidade, limpeza, juventude e natureza. Estimula momentos de paz, equilíbrio e cura.
Bandeira:
A  bandeira será confeccionada em cetim/veludo aplicada (uso interno) ou poliéster serigrafada (uso externo), duas faces, medindo 0,90 cm x 1,30 cm na cor verde. Ao centro, brasão da categoria envolto por um círculo na cor branca com a inscrição "Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia" impresso em preto, fonte Arial. Esse conjunto pousa sobre um listel verde contendo a abreviatura Conter impresso na cor branca, fonte Euromode, ladeado por dois louros simétricos. O todo ocupa o centro de uma estrela na cor amarela que fica no centro da bandeira. Já nas bandeiras dos conselhos regionais será gravado no círculo que envolve o brasão da categoria a inscrição "Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia" e no listel, a abreviatura do CRTR e sua respectiva região.


Os símbolos e as cores da bandeira possuem também um significado. Vejam:

Estrela - Representa o órgão máximo do sistema, o CONTER. Os vértices da figura simbolizam a expansão da administração central a todas as regiões do nosso território, através de seus conselhos regionais.
Cores da Bandeira:

Verde - Adotada por todas as profissões da área de saúde. Em heráldica, simboliza a honra, civilidade, cortesia, abundância e alegria;

Amarelo - Simboliza o brilho da luz, da cultura, da riqueza, do poder e da glória, consolidando a autoridade com as bases da sabedoria;
 
Branco - Simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade;
 
Púrpura -  Simboliza a devoção, fé, temperança, castidade, dignidade, abundância, riqueza, autoridade e poder.
 
Par de louros - Na cor amarelo banana simboliza o reconhecimento e a valorização profissional, os triunfos conquistados e a evolução política e administrativa do Sistema CONTER/CRTR`s.
Segundo ofícios do CONTER, os símbolos descritos nas resoluções só poderão ser utilizados pelos Conselhos Regionais e o Conselho Nacional, pelos profissionais registrados nos CRTR`s, pelas instituições de ensino formadoras dos cursos de Tecnológicos e Técnicos em Radiologia, pessoas físicas e jurídicas representantes da profissão e alunos dos cursos de graduação e dos cursos Técnicos em Radiologia.

4 comentários:

  1. Gostei muito! Bastante esclarecedor. Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Olá, me chamo Leo e gostaria de fazer uma pergunta, quem confecciona o Anel de Formatura de Radiologia, este do Site???

    ResponderExcluir
  3. meu sonho o verde e a minha cor preferida que também e a cor do meu time rs TOPÁZIO AMARELO e a pedra do meu signo <3

    ResponderExcluir