terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Gerra entre Faculdades

Em 2005, meu primeiro ano de faculdade, recebi um e-mail que era um print de um fórum de internet. Como estava em uma faculdade particular, com professores da rede publica e particular, resolvi mostra-lo a uma grande professora e que na rede publica era também diretora... A pedido da mesma protegerei seu nome, mas trata-se de uma provocação entre alunos de universidade particular e pública... Bom, A tal professora e Diretora fechou essa discussão, e hoje, revendo beckups dos meus antigos computadores, encontrei isso e resolvi postar tornando publico. 

Não é nada de importante, mas fica aí para reflexão, ou mesmo, divertimento... Vamos lá!

A PROVOCAÇÃO:
Estudar na PUC:............... R$ 1.200,00
Estudar na VEIGA DE ALMEIDA:...R$ 1.000,00
Estudar na ESPM:.............. R$ 900,00
Estudar na GAMA FILHO:........ R$ 800,00
Estudar na CÂNDIDO MENDES:.... R$ 800,00
Estudar na UNIVERCIDADE:...... R$ 500,00
Estudar na SUAM:.............. R$ 450,00
Estudar na ESTÁCIO:........... R$ 400,00
Estudar na UFRJ, UFF ou UERJ... Não tem preço!! Mas também...

Não tem aula...
Não tem professores...
Não tem giz, carteira, material didático...
Não tem festa boa...
Não tem gente bonita e no verão, não tem férias!!!

Existem coisas que o dinheiro não compra, desorganização, preguiça, etc... para todas as outras, existe o Mastercard.

RESPOSTA DE UM ALUNO DA FEDERAL:

Estudar em uma federal:
Realmente não tem preço!!!
E também...
1. Não tem semi-analfabeto.
2. Não tem reitor mercenário.
3. Não tem (muito) filhinho de papai.
4. Não tem encheção de saco do papai nem da mamãe, eles não pagam sua faculdade então não podem falar nada!
5. Não tem shopping, manicura, salão de beleza . . .
6. Não tem monitor metido a professor.
7. Não fingimos que temos prova, nem fingimos que somos avaliados.
8. Não tem provas com média 5.0 para passar.
9. Nem o esquema "ppp" (papai pagou passou!).
10. Tem ensino de qualidade, pesquisa e extensão (os cursos n! bsp;  particulares sabem o que é isso?)
11. Temos melhores conceitos no provão.

RESPOSTA DE UM ALUNO DA REDE PARTICULAR:

Caro amigo maconheiro, parabéns pelas suas justificativas (ponto para você).
O fato de pagar a faculdade é problema para os quebrados, não para mim! (ponto para mim).
Nas federais tem ensino de qualidade, pesquisa e extensão (ponto pra você).

Na minha faculdade alguns dos melhores professores das federais, todos doutores, foram contratados para ganhar 3 a 4 vezes mais e, por isso ministram as aulas com mais tranqüilidade e empenho, pois não têm que se descabelar com as dívidas e o cheque especial no vermelho!!! (ponto para mim).

Eu estudo numa sala que tem cadeiras acolchoadas, ar condicionado, canhão de luz com telão, retroprojetores, data-show, quadro branco e espaço para todos que, na maioria, usam bom desodorante!!! (ponto pra mim).

Você, provavelmente, senta naquelas cadeiras todas detonadas, quando têm, pichadas com “liquid paper”, que a minha avó usou. Sem contar o quadro de giz e o ventilador, espalhando cal pela sala. (ponto para mim).

E outra coisa: na minha faculdade nós entramos estudantes e saímos como estudantes. Nas federais, na maioria das vezes, entra-se estudante e sai punk, maconheiro, nerd, rasta, canhão, doidão, pé sujo, ou metaleiro. (ponto para mim).

Por falar em sair: Quando é que você vai sair daí???
Tem alguma previsão? Amanhã pode ter mais greve e você vai ficar mais um ano sem férias.
Ah...Férias... Férias... Féééérias!!! Você não tem mais férias?
Bingo!!! Como diz o velho ditado: "O barato sai caro!".

REFORÇANDO A RESPOSTA DO ALUNO DA PARTICULAR... “UMA PROFESSORA”:

1º, Tem muito filhinho de papai sim, ou melhor, só tem filhinho de papai, basta dar uma olhadinha aos estacionamentos ..., além disso só filhinho de papai tem dinheiro para pagar cursinho de pré-vestibular.

2º, Graças a deus tem encheção de saco de papai e mamãe sim! Sabe por que? Por que eles se importam com os seus e, além disso, quem paga quer levar e leva, já quem não paga não leva...

– Não tem shopping, manicura etc. sabe por que? Por que tem camelô nas entradas, nos corredores, nas salas...

– Não tem reitor mercenário, pois o teu e o meu imposto pagam tudo!

– O desavisado não sabe que nas particulares a figura do monitor é inexpressiva, já nas públicas ele serve para substituir os professores faltosos, e que não são poucos... Isso por não haver controle de presença.

– Não precisam fingir que tem prova, pois não tem mesmo, tem seminários..., ou seja:

– Não tem prova com média 5.0 (cinco), mas têm com média 7.0 (sete).

– O desavisado não quer pagar pra ver se passa??? Acho que não!!! E se resolver ao menos olhar mais de perto, simplesmente conversar com alunos de particulares, verá rapidamente que os cursos sempre são cheios nos primeiros períodos e vazios no último, e a grande maioria dos que desistem no primeiro período não é por falta de pagamento, e sim por não conseguir acompanhar! Por tanto, “amigo maconheiro desavisado”, não diga besteiras por aí sem saber como “provas de média 5.0 ou esquema ppp” ok! Abra seu olho, mais ainda não acabei de falar, lá vai.

– Tem ensino de qualidade quando o professor comparece e não está com dor de barriga, resolvendo problemas particulares, passeando em congressos e seminários ou de licença remunerada as custas do imposto que você paga; tem pesquisa e extensão que eu e você bancamos, você ajuda a fazer e só eles recebem os créditos!!!

– Tem mais, aqui qualquer um entra, mas não é qualquer um que sai formado, já nas públicas nem todo mundo entra, mas todos que entram saem, pois precisa dar a vaga para o outro por que não tem muita.

Só mais um detalhe, aqui na rede privada, onde nós professores temos prazer em trabalhar, NÃO TEM COTA!  O nível de formação dos alunos das universidades públicas hoje está sendo tão baixo que eu juro para você, em alguns anos terei vergonha de dizer que sou professora também da rede pública.

Alunos de universidade pública além de tudo, ainda têm o topete de pensar assim como você meu amigo desavisado. Entendeu? Não?! Explico!!

Como eu disse antes, alunos das públicas obviamente tem como pagar cursinhos de pré-vestibular, vem normalmente de escolas caras e se acham o máximo do intelecto por terem passado para uma universidade pública. Daí se acham no direito de serem “marrentos” uns com os outros, com os professores e principalmente com alunos de universidades particulares... Coitadinhos de vocês... Tenho que me preocupar em ter além de vergonha do ensino público, pena, muita pena de vocês!! Não só por essa falta de humildade característica de VERDADEIROS filhinhos de papai, mas também por serem pessoas de “boa formação” mostrando a cada segundo que NÃO APRENDERAM NADA.

Na minha época, meu amigo maconheiro desavisado “se é que me permite o apelido carinhoso!” o ensino de nível fundamental e médio “que na época tinha outro nome até” era de ótima qualidade, hoje, é o que é, o que vocês desavisados não vêem, é que as universidades publicas a passos de elefante, estão seguindo a mesma direção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário